quarta-feira, 12 de junho de 2013

História da Arte e Artes Visuais - Concomitâncias na Sala de Aula

As várias faces de Gioconda

Seguindo os três eixos do PCN, produzir, apreciar e contextualizar, os alunos do 8º ano, produziram o mural: As várias faces de Gioconda.

Através de material expositivo e contextual, conheceram à vida e obra de Leonardo Da Vinci, um dos maiores, quiça o maior, ícone do Renascimento Italiano.

A proposta do trabalho se apresenta em níveis, o primeiro mais definido, o segundo servindo de base para o próximo ano. Utilizando um suporte previamente delineado com uma imagem de Mona Lisa, os alunos foram postos a reinventar a obra, numa releitura semi-livre (já que o suporte dava o guia de seus traços), livres para dar a forma e interferir na imagem como desejassem. A técnica era livre e/ou mista, podendo se usar corte e colagem, ou qualquer tipo de pigmentação e o tempo de execução foi de 50 minutos (ultrapassando um pouco mais em alguns casos).

O primeiro nível, no plano objetivo, se apresenta na sobreposição ao Artista. O Aluno assume a posição do pintor e (re)cria sua versão do célebre quadro. A prévia contextualização da época e valores renascentistas são desconstruídas na proposta de cada aluno que aplica aquilo que lhe parecer o mais familiar ou interessante à obra.

O ponto subjetivo, em segundo plano na atividade, é preparar o olhar do educando, para a Arte. A possível coincidência visual ou estética com Pop Art, servirá de estímulo posterior, na apreciação de artistas mais modernos e suas obras, tal como Andy Warhol e suas obras populares sobre Marilyn Monroe.


 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário